Veja como amenizar o estresse dos pets durante o barulho da queima de fogos, em Alagoas — Foto: Divulgação

    Veja como amenizar o estresse dos pets durante o barulho da queima de fogos, em Alagoas — Foto: Divulgação

    Os fogos de artifício na virada do ano, que representam recomeço para muitas pessoas, causam muito estresse para os animais por causa do barulho, principalmente cães e gatos. Com a proximidade do réveillon, a Unidade de Vigilância de Zoonoses de Maceió elaborou dicas para que os tutores de pets possam amenizar o sofrimento dos bichos.

    O médico veterinário e gerente das ações de controle da Raiva do Zoonoses da capital, Wellington Diniz, explicou que os animais sofrem muito com o barulho porque têm a audição mais sensível.

    O estresse ao som pode levar a uma fuga de casa, ao desenvolvimento de problemas psicológicos no animal, ou até mesmo a morte em casos extremos.

    “Em casos mais extremos um mal súbito pode levar o animal a óbito por problemas cardíacos, por exemplo, para aqueles que tem a predisposição a isso”, explica o veterinário.

    Além dos cuidados básicos como fechar os portões para o animal não fugir, calmantes caseiros como chás de camomila, a lavanda e a valeriana, podem ser administrados com cautela.

    Veja dicas para diminuir o estresse dos pets com fogos de artifício

    • Fechar portas e janelas da casa
    • Levar o animal para um local da casa onde ele se sinta seguro
    • Checar as telas de proteção das janelas (caso a casa tenha)
    • Colocar um chumaço de algodão nos ouvidos dos animais durante a queima de fogos
    • Consultar o veterinário para a prescrição de um calmante
    • Colocar uma coleira com os dados do animal (Para o caso de fuga)

    Diniz alerta que apesar de muitos calmantes serem produzidos em laboratório com ingredientes naturais, a consulta ao veterinário é importante.

    “Apesar de serem naturais, alguns podem oferecer efeitos colaterais, mesmo que seja uma chance remota, que podem causar transtornos ao pet e ao tutor”.

    Fonte – g1

    No Comment

    You can post first response comment.